A frota de ônibus da capital acreana, Rio Branco, está circulando, nesta terça-feira, 22, com uma redução de 30% dos carros, que costumam fazer o transporte de passageiros na semana. A medida, de acordo com a Superintendência de Transportes e Trânsito (RBTrans) é para racionar o combustível, que pode acabar por conta dos bloqueios na BR-364, em Rondônia.
A BR voltou a ser fechada nesta semana, e na manhã desta terça, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou que ainda há cinco pontos de bloqueios, sendo três na 364, uma na BR-435 e outro na BR- 425. Os manifestantes fazem atos, desde o dia 30 de outubro, por não aceitarem o resultado das urnas, que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva. As vias chegaram a ser liberadas no domingo, mas eles voltaram a fechar, nessa segunda.
A RBTrans informou que circulam 101 carros, diariamente, na semana em dias úteis; aos sábados, reduz para 71 e, aos domingos, 53. Com o racionamento do diesel, estão disponíveis apenas 71 carros para o transporte da população.
“Estamos com frota de sábado. O que a empresa operadora pediu, através de ofício, é que eles não conseguiram comprar diesel para abastecer a frota o suficiente para rodar completa. Se ela colocar a rota inteira, conseguiria rodar, no máximo, até a quarta [23] e acabaria o diesel geral”, explicou o diretor de transportes da RBTrans, Clendes Vilas Boas.
Com a redução, a previsão é que o transporte possa ser feito até a sexta, 25. E, caso não tenha abastecimento, pode parar tudo.
“Mediante a essa escassez e dificuldade enfrentada devido as estradas estarem fechadas, eles racionaram, hoje, para que tenham condições de durar mais dias com o atendimento, na esperança que seja resolvido”, completou.