Apesar delas darem um show quando a bola rola solta, o futebol feminino ainda é um tabu no Brasil e no Acre. E é pensando em quebrar esse preconceito, estimular o talento de dezenas de mulheres e alertar para os cuidados com o câncer de mama e colo do útero que, desde 2021, a ala de mulheres do Partido Social Democrático (PSD) promove o campeonato PSD Mulher.
A iniciativa, que reúne investimentos dos irmãos Petecão – senador Sérgio Petecão e vereadora Lene Petecão -, contou com a participação de 10 times femininos de mulheres, no último fim de semana, na quadra de grama sintética da Escola Raimundo Hermínio de Melo, em Rio Branco.
“Além de incentivar o esporte feminino, procurou despertar para que as mulheres possam fazer os seus exames de saúde rotineiramente, com o objetivo de uma saúde plena, evitando o câncer de mama, útero e outras doenças específicas nas mulheres”, explica a coordenadora do evento, Cleice Freitas.
Além de estimular o esporte, o campeonato também tem cunho educativo, puxando foco para as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A vereadora Lene Petecão e uma das madrinhas do evento, celebrou mais uma edição.
“É bonito de ver essa mulherada em campo, mostrando seu talento e que lugar de mulher é onde ela quiser. É o segundo ano que acontece o campeonato e a gente aproveita para conscientizar quanto a importância do autocuidado tanto para as mulheres e homens”, salientou a parlamentar.