A régua que faz a mediação do nível do Rio Acre, em Rio Branco, deu um salto neste final semana e registrou aumento de 4,25 metros do manancial, em um período de três dias.
Na sexta-feira, 25, o rio media 1,90 metro, e nesta segunda-feira, chegou a 6,15 metros. Isso porque segundo a Defesa Civil do município, foi registrado um grande volume de chuva nas cidades do interior. Esta foi a maior cota do mês neste ano, sendo que ele chegou a ficar abaixo de 1,5 metro.
“Tudo isso é fruto de muitas chuvas que aconteceram ali em Xapuri, Assis Brasil, Brasileia, desde a quarta, 22. E também houve uma chuva boa no início da semana, em Rio Branco. Tudo isso fez com que tivesse esse aumento súbito”, pontuou o tenente-coronel, Claudio Falcão, coordenador da Defesa Civil municipal.
Porém, Falcão explica que o nível do rio deve decrescer, não vai se manter desta forma porque não há previsão de chuvas até o início de dezembro, e todos os pontos onde houve chuva, nas cidades interior, já estão em vazante.
“Em Rio Branco, ele vai estar mais baixo amanhã. A expectativa é que a gente mantenha o nível alto a partir de dezembro, quando há previsão para um mês com bastante chuva, então ele deve aumentar e se manter”, acrescentou.
Esse é o nível mais alto registrado em novembro deste ano, que tem sido um mês atípico de chuvas abaixo do esperado, sendo que até esta segunda, foram apenas 127, 7 milímetros de chuvas, enquanto o esperado eram 224 milímetros.