Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Exposição ‘Axé Mulher’ estreia na Usina de Artes com show das Moças do Samba

Exposição 'Axé Mulher' estreia na Usina de Artes com show das Moças do Samba

Arte, ancestralidade, empoderamento feminino e muita partilha. É assim que exposição audiovisual “Axé Mulher” estreia nesta sexta-feira, 25, na Usina de Artes João Donato, em Rio Branco, a partir das 18h30.

A mostra reúne o trabalho que a artista Narjara Saab fez com mulheres de dois terreiros – Umbanda e Candomblé.

“O que se pode esperar dessa exposição é o registro documental das mulheres atuantes nessas duas comunidades e suas impressões sobre o que é ser uma mulher de religião de matriz africana, na cidade de Rio Branco. E, através do show, e do bate papo após o show, ofertar um momento de diálogo entre sociedade e comunidades de religião de matriz africana, a fim de desmistificar e ofertar conhecimento sobre o que somos”, explica Narjara Saab, que é uma mulher de Candomblé.

Quem visitar a exposição também vai desfrutar do show “O Samba Canta África: Xirê”, realizado pelo coletivo Moças do Samba, composto por Narjara. Ao final do espetáculo musical, vai rolar um bate papo entre plateia e as mulheres das casas que participaram do projeto.

Para realizar o projeto Axé Mulher, que é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, através do Edital de Patrimônio 2022, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Narjara selecionou dois terreiros da capital acreana: um de Candomblé (Ilê Ase Yemonja Soba, dirigido pela Iyalorixa Cláudia Moreira) e um de Umbanda (Tenda de Umbanda Luz da Vida, dirigido por Mãe Marajoana de Xangô).

Também compõe o projeto e visitaram os terreiros, o músico Denilson Carneiro, atriz e arte Educadora Kétila Flor, que atuaram no apoio técnico e gravação dos bastidores, bem como a artista Kariane Lins.

“A gente parabeniza a Narjara pela iniciativa de abordar o papel da mulher afro, pois isso desmistifica o imaginário de que as mulheres são menores ou maiores, trazendo o mesmo tom da equidade”, salientou a Mãe de Santo Marajoana de Xangô.

Ao todo, serão dois dias de evento. Os riobranquenses vão poder acompanhar a exposição nesta sexta-feira, 25, e sábado, 26. A entrada é totalmente gratuita.

Exposição 'Axé Mulher' estreia na Usina de Artes com show das Moças do Samba

Sair da versão mobile