Internado desde sábado, 27, com meningite bacteriana, o pequeno Davi Lucca Guimarães Torres, de 9 anos, está com o esquema vacinal completo, inclusive, a meningocócica que é a que previne contra a doença, segundo informou a mãe de dele, Bruna Guimarães. Os pais que são autônomos também recebem de amigos e familiares uma mobilização por ajuda, já que o tratamento é longo.
O pequeno Davi foi internado no sábado, no Pronto Socorro de Rio Branco, sentindo febre, dores de cabeça e no corpo, e desorientado. Devido a gravidade, ele foi transferido para o Hospital da Criança, onde está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Está confirmado desde o sábado, ele foi internado com um nível de infecção muito alta, foi retirado o líquido da coluna dele e estava bem turvo, foi feito tomografia e estamos só esperando o resultado do exame pra ver qual é a bactéria”, disse a mãe.
Bruna disse que o menino teve o primeiro sintoma uma semana antes, quando teve uma dor de cabeça, mas depois não sentiu mais nada, quando foi na sexta, voltou a sentir a dor e apresentar febre e vômito e as dores se intensificaram.
“A gente não tem ideia [de como foi a infecção], os médicos mesmo falaram que não conseguem compreender porque ele está com o esquema de vacina todo completo. A gente escuta boatos que dizem que é porque ele não está vacinado, mas isso é mentira. O esquema dele está todo completo. E não temos noção de quem ele pegou porque ninguém do convívio apresentou sintomas”, contou.
A meningite é uma doença que ocorre quando há alguma inflamação da meninge, causado por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes. A transmissão ocorre quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de outra que está saudável. Isso pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio, onde muitas pessoas passam as mãos.
A mãe conta que nessa terça, 29, foi o dia mais delicado porque o cérebro dele estava inchado, mas ela acredita que no boletim desta quarta ele vai apresentar melhora.
“Eu creio no milagre. Hoje levantamos clamores e creio que ele vai sair de lá curado. Essa mobilização partiu mais das pessoas querendo ajudar porque o Davi é uma criança muito querida e eu e o pai dele somos autônomos, a gente não está conseguindo trabalhar. Então, os nossos amigos começaram perguntar como podiam ajudar, e a gente pedia por oração, e eles queriam o pix [número de telefone 6899204-9986] para ajudar com a gasolina. Não sei como agradecer, e a gente vai usar para os custos como fralda, hoje, tivemos que comprar um medicamento. Mas, o que principal que pedimos é oração”, concluiu.