O feriado do Tratado de Petrópolis, celebrado no dia 17 de novembro, foi transferido para o dia 14, conforme decreto publicado pelo governador Gladson Cameli, no Diário Oficial do Estado (DOE), desta segunda-feira, 3.
O Tratado de Petrópolis foi um acordo diplomático entre o governo brasileiro e o boliviano, assinado no dia 17 de novembro de 1903, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, anexando o território do Acre ao Brasil.
Com o decreto mudando o feriado estadual, o governo emenda com o feriado nacional de Proclamação da República, no dia 15, e os servidores estaduais vão contar com um feriado prolongado, totalizando quatro dias de folga, contando com o sábado, 12, e o domingo, 13.
“Considerando, o feriado nacional da Proclamação da República, no dia 15 de novembro, resolve transferir, no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, a comemoração do feriado estadual de Tratado de Petrópolis, do dia 17 de novembro de 2022, quinta-feira, para o dia 14 de novembro de 2022, segunda-feira”, diz o documento.