A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta segunda-feira, 21, a operação “Moeda de Troca”, contra crimes ao sistema financeiro, feitos através de atividades de câmbio ilegal e evasão de divisas. Foram cumpridos mandados na cidade de Epitaciolândia, no interior do Acre, e também Porto Velho, em RO.
De acordo com a investigação, o crimes foram descobertos, após análises feitas, por policiais federais, em altas movimentações financeiras feitas pelos investigados, e que não eram condizentes com os resultados de suas atividades comerciais, tampouco com suas situações patrimoniais.
Os mandados de busca e apreensão foram em casas e empresas dos alvos, nestas duas cidades. Os investigados poderão responder pelos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Art. 16 e 22 da Lei nº7.492/1986).
Evasão de divisas, é quando se envia valores para outro país, sem a necessária declaração a repartição federal competente, não recolhendo os tributos devidos, mediante transação ardilosa, ocasionando prejuízo à política econômica e cambial.