A campanha “Novembro Azul” alerta para importância do autocuidado dos homens, especialmente, quanto ao câncer de próstata. E é pensando em reforçar a informação e conscientização da população masculina que a vereadora Lene Petecão (PSD) apresentou, nesta terça-feira, 8, na Câmara de Vereadores de Rio Branco uma solicitação ao prefeito Tião Bocalom, para que as luzes da Prefeitura sejam acesas na cor azul, fazendo alusão à campanha.
“É papel do poder público reforçar a conscientização quanto ao cuidado da saúde e, infelizmente, a gente sabe que os homens têm mais dificuldade de se cuidar que as mulheres. Por isso, solicitamos que a gestão embarque nesse movimento que é pela vida”, destacou a parlamentar.
O tumor de próstata é o segundo câncer mais prevalente nos homem no Brasil. Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), nos últimos 15 anos, 1.038 homens foram diagnosticados com câncer de próstata. Entre 2021 e 2022, houve uma redução de sete casos. No ano passado, foram registrados 51 casos, enquanto, neste ano, até o momento, 44 pacientes foram diagnosticados.