Uma portaria do Ministério do Meio Ambiente, inclui duas cidades acreanas na lista de municípios prioritários para ações de prevenção e controle do desmatamento na Amazônia.
De acordo com a portaria, que foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira, 3, a capital acreana, Rio Branco, e o município de Tarauacá, além de cidades no Amazonas, Rondônia, Pará, e em Mato Grosso, passam a integrar essas ações.
O engenheiro florestal, e coordenador técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Quelyson Souza de Lima, falou sobre a ação preventiva de combate aos crimes ambientais.
“Trabalhamos com algumas informações oriundas da nossa sala de monitoramento ambiental, que tem a atribuição de gerar os alertas de desmatamento e incêndios florestais no Estado. E, mesmo que essa portaria tenha entrado em vigor há pouco tempo, os municípios de Tarauacá e Rio Branco, assim como Feijó, já são os nossos pontos alvos de controle. Os alertas dos últimos anos sempre indicaram que essas cidades são as que têm maior problemática em relação a essas questões”, pontuou.
O servidor público destacou que o foco é na fiscalização, porém, políticas públicas voltadas para a educação ambiental são essenciais. “Conscientizando as pessoas, teremos boas práticas e diminuiremos práticas criminosas.”
O coordenador salientou que, do total de fiscalizações no Estado, 43 são integradas com outros órgãos de Segurança estadual e 10 com órgãos federais, 53 no total. “Vale ressaltar que em 2022, os maiores focos de incêndio foram em Feijó, com 21%, Tarauacá, com 14% , Sena Madureira, com 10%, e Rio Branco, com 9,3%”, concluiu Quelyson.