A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) emitiu alerta à população, nessa quarta-feira, 23, chamando atenção para a ameaça tripla de covid-19, influenza e vírus VSR [vírus sincicial respiratório], em circulação no Acre.
A tríade viral preocupa e pede ainda mais cuidado da população. Em nota, o governo informou que ainda não existe vacina para o vírus sincicial respiratório (VSR), mas, as estratégias utilizadas para limitar a propagação da covid-19 podem ser as mesmas, como o uso de máscaras e o distanciamento social.
De acordo com o coordenador da Rede Estadual de Urgência e Emergência, Edvan Menezes, manter o esquema vacinal em dia é uma importante ferramenta de prevenção e cuidado.
“Nós temos que nos atentar principalmente com relação a imunização. Visto que dois desses vírus, influenza e covid, nós possuímos vacinação disponíveis nos postos de saúde. Os três vírus causam síndromes gripais e que podem causar as síndromes respiratórias agudas graves”, observa Edvan.
Segundo o gestor, os cuidados de higienização são fundamentais. “Precauções padrões para a quebra da cadeia de transmissão do vírus, como a higienização das mãos com álcool, o uso de máscaras em locais fechados e com aglomerações de pessoas, e a principal que é a vacinação”, frisou.
A vacina de imunização da influenza está disponível em todas as unidades de saúde, bem como a imunização contra a covid-19, que está na quarta dose.
Os três vírus causam sintomas muito parecidos, como febre, coriza, dor de cabeça, dor nos olhos, obstrução nasal, espirros e dor de garganta.