Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Para concluir Censo, IBGE abre mais de 40 vagas para recenseadores em Rio Branco

Censo 2022 já entrevistou quase 505 mil pessoas em mais de 212 mil domicílios do Acre

A Unidade Estadual do IBGE no Acre está buscando pessoas para trabalhar no Censo deste ano, e abriu mais de 40 vagas para recenseadores, com possibilidade de atuar em setores rurais e setores urbanos, afastados do centro da cidade de Rio Branco, como Belo Jardim, Benfica, Reserva Chico Mendes, Vila Acre e Itucumã.

O trabalho de recenseador consiste em visitas domiciliares, para realizar a coleta de pesquisas, que determinam o perfil da população, com quem e como vivem. A pesquisa é feita a cada 10 anos e é utilizada para criação de política públicas, por exemplo. Em Rio Branco, 70% da população já respondeu ao Censo Demográfico de 2022.

O IBGE busca pessoas para trabalhar em regiões afastadas e de zona rural. Segundo a coordenadora de divulgação do Censo Acre, Andressa Nascimento, o ideal é que os interessados morem nas zonas que precisam ser recenseadas, ou que consigam e saibam transitar nas regiões de zona rural.

Andressa explica também que o contrato do recenseador é temporário e dura enquanto houver setores para a realização das pesquisas. “Alguns recenseadores realizam as pesquisas nas regiões próximas da própria casa e não querem se deslocar para locais distantes, decidem pelo encerramento do contrato. Outros terminam os recenseamentos perto de casa e vão para setores distantes”, esclarece a coordenadora.

O contrato de recenseadores do IBGE dura enquanto há setores disponíveis para a realização do Censo. Na cidade de Rio Branco, ainda há 30% da população não recenseada.

A inscrição para a vaga é gratuita e exige nível fundamental completo. Para se candidatar, os interessados devem comparecer à sede da Superintendência do IBGE em Rio Branco, localizada na Rua Benjamin Constant, 907, Centro (em frente à escola José Rodrigues Leite, o antigo Colégio Ética).

A remuneração para a função depende do tempo dedicado ao trabalho. Atualmente, há recenseadores produzindo valores acima de R$ 4 mil reais com bônus de incentivo, aos finais de semana.

Documentação necessária para a contratação

Foto 3×4; Documento de identidade; CPF; Título de eleitor; Certidão de quitação eleitoral; Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se possuir; Comprovante de residência; Comprovante de escolaridade (diploma ou histórico escolar); Atestado de sanidade física e mental; Comprovante bancário como titular da conta

 

 

Sair da versão mobile