X

Para concluir Censo, IBGE abre mais de 40 vagas para recenseadores em Rio Branco

Censo 2022 já entrevistou quase 505 mil pessoas em mais de 212 mil domicílios do Acre

A Unidade Estadual do IBGE no Acre está buscando pessoas para trabalhar no Censo deste ano, e abriu mais de 40 vagas para recenseadores, com possibilidade de atuar em setores rurais e setores urbanos, afastados do centro da cidade de Rio Branco, como Belo Jardim, Benfica, Reserva Chico Mendes, Vila Acre e Itucumã.

O trabalho de recenseador consiste em visitas domiciliares, para realizar a coleta de pesquisas, que determinam o perfil da população, com quem e como vivem. A pesquisa é feita a cada 10 anos e é utilizada para criação de política públicas, por exemplo. Em Rio Branco, 70% da população já respondeu ao Censo Demográfico de 2022.

O IBGE busca pessoas para trabalhar em regiões afastadas e de zona rural. Segundo a coordenadora de divulgação do Censo Acre, Andressa Nascimento, o ideal é que os interessados morem nas zonas que precisam ser recenseadas, ou que consigam e saibam transitar nas regiões de zona rural.

Andressa explica também que o contrato do recenseador é temporário e dura enquanto houver setores para a realização das pesquisas. “Alguns recenseadores realizam as pesquisas nas regiões próximas da própria casa e não querem se deslocar para locais distantes, decidem pelo encerramento do contrato. Outros terminam os recenseamentos perto de casa e vão para setores distantes”, esclarece a coordenadora.

O contrato de recenseadores do IBGE dura enquanto há setores disponíveis para a realização do Censo. Na cidade de Rio Branco, ainda há 30% da população não recenseada.

A inscrição para a vaga é gratuita e exige nível fundamental completo. Para se candidatar, os interessados devem comparecer à sede da Superintendência do IBGE em Rio Branco, localizada na Rua Benjamin Constant, 907, Centro (em frente à escola José Rodrigues Leite, o antigo Colégio Ética).

A remuneração para a função depende do tempo dedicado ao trabalho. Atualmente, há recenseadores produzindo valores acima de R$ 4 mil reais com bônus de incentivo, aos finais de semana.

Documentação necessária para a contratação

Foto 3×4; Documento de identidade; CPF; Título de eleitor; Certidão de quitação eleitoral; Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se possuir; Comprovante de residência; Comprovante de escolaridade (diploma ou histórico escolar); Atestado de sanidade física e mental; Comprovante bancário como titular da conta

 

 

Da Redação: