O repórter fotográfico Diego Gurgel criou uma “vaquinha” online, com objetivo de arrecadar R$ 50 mil, para ajudar no tratamento e cirurgia do irmão, Pablo Gurgel, de 37 anos de idade, acometido por uma doença conhecida como osteonecrose; um fenômeno no qual há a interrupção do fluxo de sangue para o fêmur, levando a um processo de necrose óssea.

“A doença está no período inicial. Ele precisa fazer uma cirurgia o quando antes, de colocação de uma prótese, para atravessar esse período de dor, sofrimento e falta de mobilidade, e para realizar o sonho de ser médico. Criei essa vaquinha, essa campanha para que vocês ajudem da forma que puder, e com a quantia que quiser. Essa é uma cirurgia muito cara, e excede as condições financeiras da família”, ressaltou Gurgel, em vídeo divulgado nas redes sociais.
As pessoas podem ajudar por meio do link: https://www.vakinha.com.br/3300616, ou pelo PIX: [email protected].
Sobre a doença
A osteonecrose, também chamada de necrose avascular ou necrose asséptica, é a morte de uma região do osso, quando o seu suprimento de sangue é interrompido, havendo um infarto ósseo, o que causa dor, colapso do osso e pode provocar uma artrose grave.
Apesar de poder surgir em qualquer osso do corpo, a doença surge mais frequentemente no quadril, afetando a região da cabeça femoral, como também nos joelhos, ombros, tornozelos, pulsos ou no osso da mandíbula.
O tratamento é feito pelo ortopedista, e consiste em uso de medicamentos para aliviar os sintomas, com anti-inflamatórios, além de repouso e fisioterapia, no entanto, também pode ser indicada uma cirurgia para corrigir as alterações ou até mesmo para substituir a articulação por uma prótese.