Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Limpeza de túmulos gera renda extra para vários trabalhadores em Rio Branco

Limpeza de túmulos gera renda extra para vários trabalhadores em Rio Branco

Mila Moraes está há quase uma semana trabalhando, para faturar extra

O Dia de Finados, celebrado nesta quarta-feira, 2, para muitos é um momento de matar a saudade com a visita aos entes queridos, que estão enterrados nos cemitérios de Rio Branco. Porém, para muitos outros, o momento é de fazer um extra e garantir uns trocados a mais no bolso.

Desde a última semana, a prefeitura, por meio da Secretaria de Zeladoria, tem investido na limpeza dos cemitérios públicos do município, fazendo o trabalho de roçagem, pintura e retirada de entulhos.

Mas, também tem os serviços particulares de limpeza dos túmulos, confecção de placas, molduras, entre outros serviços, e é a aí que entram os autônomos, com a mão de obra deles.

Limpeza de túmulos gera renda extra para vários trabalhadores em Rio Branco
dona de casa Rosa Batista, de 54 anos, foi com o marido fazer os bicos na limpeza

A dona de casa Rosa Batista, de 54 anos, foi com o marido fazer os bicos na limpeza para garantir um reforço na renda da família.

“Quando chega essa época, a gente sempre vem faturar para ajudar no orçamento da casa. Meu esposo é diarista, então, tudo que entrar é muito bem-vindo. Estamos aqui desde a sexta-feira, 28”, contou.

Do outro lado do cemitério, a reportagem de A GAZETA encontrou a aposentada Mila Moraes, de 69 anos, que já trabalha nesse tipo de serviço há 34 anos, e com muita alegria ela conversa com quem passa, enquanto faz a limpeza e se diverte.

“Agora está fraco, já cansei de fazer R$ 1,5 mil, em uma semana de trabalho, mas nesse ano está fraco. Até agora, só fiz R$ 50, está pouco, tem muita gente vindo trabalhar. Sempre procuro um extra, vendo galinha, umas vendinhas de roupa. Sou uma vencedora”, contou.

Ela segue os trabalhos até às 12h desta quarta, e espera aumentar o faturamento.

Sair da versão mobile