O 3º Workshop de Inovação, realizado pelo Sebrae no Acre em parceria com o Fórum Empresarial de Desenvolvimento, aconteceu hoje, dia 12 de dezembro, no escritório regional do Sebrae em Cruzeiro do Sul.
Propor um plano de ação e intervenção para o Ecossistema de Inovação do município é o principal objetivo do workshop. Nesta edição serão abordados: a priorização das estratégias de curto prazo e a definição da estrutura de Gestão e Comitê Gestor. “Nos estamos encerrando um trabalho de seis meses, onde foi realizado o mapeamento que resultou nesse plano para os próximos anos, com o intuito de criar um ambiente fértil em Cruzeiro do Sul para desenvolvimento de novos negócios baseados em inovação e tecnologia”, informou Jorge Freitas, analista do Sebrae.
Durante os encontros, os participantes definiram os seguintes setores prioritários: bioeconomia, turismo, saúde e agronegócio; nos quais as ações serão direcionadas para essas áreas de atuação.
A construção do plano de ação foi realizada com a participação de mais de 25 instituições quem compõem as cinco hélices do plano de inovação, como: Instituto Federal do Acre (Ifac), Universidade Federal do Acre (Ufac), Sebrae no Acre, Conselho Municipal de Turismo de Cruzeiro do Sul (Comtur), Embrapa, Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT) e Prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Para Thiago Lucena, docente da Ufac, as instituições de ensino tem um papel importante nesse processo: “A universidade é um ambiente propicio para apoiar esse ecossistema de inovação uma vez que é onde se desenvolvem as pesquisas”.
O Turismo é um dos setores beneficiados com essa rede de inovação e tecnologia: “Todas as ações são validas para o turismo, estamos somando junto com o Sebrae, que sempre foi nosso parceiro, para contribuir com as ações que o município já tem feito para desenvolver o turismo na região”, disse Luciane Grandidier da Secretaria de Turismo de Cruzeiro do Sul.