Dados oficiais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mostram que o número de acidentes na capital acreana cresceram 14%, neste ano, se comparados os dez primeiros meses de 2021 e 2022.
No ano passado, de janeiro a outubro, foram registrados 1.974 acidentes em Rio Branco. Do total, em 22 casos com vítimas fatais e 859 foram com vítimas não fatais.
No mesmo período deste ano, o número geral de acidentes subiu para 2.247. Uma diferença de 273 acidentes, 0 que representa o aumento de 13,8%. Entretanto, em 2022, foram 18 vítimas fatais destes acidentes e mil vítimas não fatais.
Segundo a presidente do Detran, Taynara Martins, o órgão tem atuado fortemente com ações educativas, para conscientizar condutores e pedestres.
“A educação de trânsito é uma das nossas vertentes. E o nosso maior objetivo é reduzir os índices de acidentes de trânsito, tanto com vítima quanto com danos materiais, mas, principalmente, os acidentes com mortes. E a nossa educação de trânsito tem trabalhado em todos os municípios do nosso Estado, tanto com as crianças quanto com os adultos, em ações educativas para buscar conscientizar”, frisou.
Vítimas fatais
Os dados oficiais do Detran também apontam uma redução no índice de acidentes no trânsito envolvendo vítimas fatais.
Se em 2021 foram registrados 22 mortes, entre janeiro e outubro; em 2022 o Detran contabilizou, nos primeiros dez meses do ano, 18 casos vítimas fatais. Uma redução de 18%.
O balanço completo do ano, incluindo os meses de novembro e dezembro, será apresentado pelo Dentran em janeiro de 2023.