O estado acreano tem dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para risco de chuvas intensas, entre a manhã desta quinta-feira, 8, até o início da manhã de sexta-feira, 9. Sendo que um deles é amarelo, que alerta para o grau de severidade de perigo potencial, e o outro laranja, que sinaliza perigo.
Conforme o instituto, estão sob alerta amarelo as cidades da regional do Juruá e Tarauacá/Envira, onde há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, que podem ocorrer entre 40 a 60 km/h. Neste caso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já nas regionais do Baixo Acre, Alto Acre e Purus, o alerta é laranja e tanto o volume de chuva, quanto os ventos podem ser mais intensos.
De acordo com o Inmet, em cidades destas três regionais, as chuvas podem ocorrer entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos de 60 a 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As orientações são para que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.