Em comunicado oficial, a Universidade Federal do Acre (Ufac) informou que sem o repasse financeiro do governo federal, não consegue pagar as bolsas e auxílios dos alunos, e, além disso, não poderá também executar despesas como pagamentos de contratos de limpeza, luz, água, telefone, vigilância, fornecedores do Restaurante Universitário (RU), entre outras.
A instituição que recebeu do Ministério da Educação (MEC) um comunicado oficial confirmando o bloqueio de R$ 5,4 milhões, disse que dentre outras providências, o decreto zerou o limite de pagamentos das despesas discricionárias do MEC previsto para o mês de dezembro. Ou seja, não serão repassados recursos em dezembro à Ufac.
“A situação ultrapassa os prejuízos financeiros, impactando negativamente em vidas que dependem desse aporte para manter estudos e alimentação. Sem financeiro, a Ufac não poderá também executar despesas como pagamentos de contratos de limpeza, luz, água, telefone, vigilância, fornecedores do Restaurante Universitário, entre outras”, diz o texto.
Como consequência, a Ufac não poderá executar qualquer tipo de despesa restante, ainda que emergencial, nem contratar processos licitatórios concluídos ou a concluir. O atual cenário promovido pelo governo federal jamais foi vivido no mais de meio século de existência da Ufac, é o que diz o comunicado.
Ainda conforme o documento, que foi publicado nesse domingo, 4, o momento é dramático e a decisão no final do governo Bolsonaro é “irresponsável”.