Ao contrário do que aconteceu em novembro, dezembro começou com muita chuva, o que fez com que o Rio Acre, que vinha apresentado cotas baixas, subisse mais de 3 metros, em 24 horas, em Rio Branco, saindo da cota de 5,52 metros nessa segunda-feira, 5, para 8,74 metros nesta terça, 6.
Esse aumento do nível do rio é graças as chuvas volumosas registradas nestes primeiros dias de dezembro, que já ultrapassaram o registrado no mês de novembro, que fechou com 127,7 milímetros.
“A quantidade de chuvas que esperamos para todo o mês de dezembro é de 492 milímetros. Porém, somente nos cinco primeiros dias deste mês, já temos 208 milímetros de chuvas em Rio Branco”, disse o coordenador da Defesa Civil na capital, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Saindo do período de crítico de seca, a preocupação, agora, é outra: uma possível cheia que pode afetar a capital acreana.
“Infelizmente, isso pode acontecer novamente, porque é uma grande quantidade de chuva em curto espaço de tempo. O que se faz quando isso acontece é o mapeamento de áreas de risco, interdição de vias para afastar o perigo durante o período chuvoso, e também vistorias e atendimentos emergenciais, o que faremos durante todo o transcorrer dessas ocorrências”, concluiu Falcão.
A forte chuva que atingiu Rio Branco nessa segunda, causou vários transtornos, derrubou árvores, destelhou casas, e derrubou uma torre sobre uma delegacia. Ao todo foram 48 ocorrências geradas junto a Defesa Civil do município.