Foi em meio a pandemia da covid-19, no ano de 2020, que a artista Iana Sarkis decidiu realizar a primeira edição do concurso “Virei um Artista”, promovido pelas redes sociais. O projeto, além de gerar entretenimento ao público, estimula e encoraja o início da carreira de jovens artistas.
E para quem pensa em participar, as inscrições da terceira edição já estão abertas e vão até 31 de dezembro. Podem participar jovens a partir de 15 anos, para isso, devem consultar o regulamento e gravar seu vídeo e preencher o formulário de inscrição.
A iniciativa artística também busca diminuir as vulnerabilidades sociais de jovens através da música e promover cidadania, bem como mostrar a diversidade musical do Estado do Acre, a partir da troca de experiências entre grupos, escolas de músicas e artistas em início de carreira, criando movimento e mobilização cultural, além de trabalhar aspectos éticos e de valorização do músico.
Em 2023, projeto conta com o apoio do Edital Cultural da Fundação Garibaldi Brasil através da Prefeitura Municipal de Rio Branco. “O projeto tem como resultado esperado revelar novos talentos oferecendo espaços para divulgação, profissionalização artística e de gestão de carreira, além de incentivar novos compositores e intérpretes a mostrarem seus trabalhos para ao público no meio digital”, explica Iana.
Após a análise dos vídeos, 16 candidatos que estarão aptos a seguir na competição virtual. Em seguida, durante a live de anúncio dos escolhidos, promovida em 19 de janeiro de 2023, também serão realizados os sorteios de apresentação das duplas que irão concorrer entre, bem como a data de apresentação de cada um.