A prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza nesta semana um mutirão de combate e prevenção à dengue no Conjunto Habitacional Cidade do Povo.
O objetivo da ação é abrir os olhos da população nesse período de chuvas, para manter a doença sob controle na capital. O trabalho intensificado no Cidade do Povo é comunitário, feito de casa em casa.
Só em 2021, em Rio Branco, foram registrados mais de sete mil casos e três mortes em decorrência da doença. Este ano, a Prefeitura registrou uma redução de mais de 95% dos casos e nenhuma morte.
A coordenadora de Visitas Domiciliares da Vigilância Epidemiológica do município, Cilani Peres, conta como é feito o mutirão.
“Estamos com as visitas aqui no Cidade do Povo, intensificando o trabalho nesse período de chuva. Vamos visitar todos os imóveis aqui do bairro, levando informação para os moradores do que eles precisam fazer para deixar seus quintais livres do aedes aegypti, e havendo necessidade aplicar o larvicida para que o domicílio fique livre do mosquito”, disse ao Jornal Gazeta 93.
A agente de endemias Jocicléia Vieira explica que o trabalho de combate e prevenção precisa da colaboração da população para obter êxito.
“É muito importante que o morador tenha consciência e ajude a gente a intensificar o combate ao mosquito”, alertou.