Dezembro chegou, e com ele também veio a temporada de chuvas intensas na capital acreana. De acordo com a Defesa Civil Municipal, somente nos primeiros 11 dias do mês, choveu 85% do que se esperava para todo o mês.
Segundo a previsão da Defesa Civil, a previsão para o mês de dezembro é de 267,9 milímetros de água. Entretanto, até o último domingo, 11, já foram 230 milímetros de chuva acumulada.
“A expectativa é que essas chuvas aconteçam com mais frequência e mais intensidade, durante o restante do mês. Com certeza, a média esperada será superada, e dependendo da forma de como esse excesso aconteça, teremos uma modificação significativa de rios e igarapés”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Claudio Falcão.
Rio Acre
Após o nível do Rio Acre atingir 9,25 metros, na semana passada, o manancial deu uma retraída e registrou a marca de 5,22 metros, nesta segunda-feira, 12. Apesar da vazante, o rio apresenta estado de enchente, explica o coordenador da Defesa Civil.
“Acredito que amanhã, o rio deve atingir os 6 metros. Em uma semana de chuva intensa, o Rio Acre pode atingir a cota de alerta que é 13,50 metros”, destacou o coronel Claudio Falcão.