Para incentivar a doação de sangue em Rio Branco, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre), reforça o pedido, principalmente neste período, quando o número de voluntários diminui, fazendo com que o estoque não supra às necessidades das unidades de Saúde do município.
Joseane Amorim, gerente do hemocentro, ressaltou que, com as férias de final de ano, o número de doadores reduz de forma expressiva.
“Já é complicado em outras épocas, agora, está ainda pior. Estamos mantendo o estoque de forma milagrosa. Por essa razão, convidamos à população, os voluntários, a fazer a doação de sangue, um ato de amor que salva muitas vidas”, frisou a gestora.
Joseane disse que todos os dias alguém precisa de sangue nos hospitais para realizar cirurgias, tanto crianças como jovens e adultos. “Precisamos da ajuda de todos. Fazemos um apelo, que não esperem um familiar precisar de sangue, que venham antes fazer sua doação”, concluiu.
Entre os requisitos para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem esteve gripado deve esperar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para fazer a doação. No caso de suspeita de infecção por covid-19 ou contato com pessoa infectada é preciso esperar 14 dias.
O Hemoacre fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, Bosque, ao lado do Teatrão. O horário de atendimento é das 7h às 17h30 (de segunda a sábado), sem intervalo para o almoço.