Com a chegada das festas de fim de ano, o fluxo de doadores cai no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre). Com isso, a unidade convoca doadores para que o estoque não seja prejudicado. Segundo o hemocentro, o ideal seria a coleta diária de 50 bolsas de sangue, mas a média é em torno de 35.
“As doações são de fundamental importância, pois as coletas atendem principalmente as emergências, dos pacientes internados que precisam de transfusão de sangue. Durante o ano de 2022, a procura pelos voluntários para que possam fazer a doação de sangue não foi tão expressiva, porém o hemocentro conseguiu atender a demanda, até então”, disse Josiane Oliveira, gerente-geral do Hemoacre.
A gestora comentou que, apesar de conseguir atender parte da demanda, este ano foi difícil, e reforça o pedido para que as pessoas façam doação.
“Tivemos um ano com muitas necessidades de doação, o que fez com que trabalhássemos no limite, mas, graças a Deus conseguimos atender toda a população, inclusive, as cirurgias cardíacas, o que estava deixando a gente apreensivo, pois era uma demanda bem maior. Que as pessoas busquem o hemocentro e façam a sua doação. Venham ajudar a salvar o próximo. Muitas pessoas estão nos hospitais precisando de ajuda”, concluiu Oliveira.
Entre os requisitos para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar saudável. O Hemoacre fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, Bosque, ao lado do Teatrão. O horário de atendimento é das 7h às 17h30 (de segunda a sábado), sem intervalo para o almoço.