Mais dois casos suspeitos de varíola dos macacos foram notificados no Acre, nesta terça, 20, segundo informou a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).
Com mais estas duas notificações sobe para 37 os casos suspeitos, porém, deste total, apenas um caso foi positivo e o paciente já recebeu alta médica.
Outros 32 foram descartados, três suspeitos, ou seja segue em investigação, e um com perda de seguimento, que é quando não há registro de vínculo epidemiológico; ou quando paciente não realizou a coleta de exame laboratorial ou fez, mas a amostra foi inviável; quando teve resultado inconclusivo; ou ainda quando não teve oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial 30 dias após o início da apresentação dos sintomas.
A monkeypox, também chamada de varíola dos macacos, é uma doença zoonótica viral, transmitida para humanos por meio do contato com animal, humano infectado ou material corporal humano contendo o vírus. A enfermidade foi considerada emergência de saúde pública global em 23 de julho deste ano, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).