A escolha do nome de uma criança é um dos momentos mais importantes e especiais para a família. E, em 2022, a maioria dos pais e mães acreanos optou por registrar seus pequenos como Maria Alice e Gael, segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).
De acordo com os dados divulgados no portal da transparência de Registro Civil, no Acre, 15.81 crianças foram registradas, até esta terça-feira, 20. Do total, 127 bebês receberam o nome de Maria Alice, enquanto 107 foram registrados como Gael.
Maria Alice é um nome composto que une um nome de origem hebraica, Maria e um nome de origem germânica, Alice. Maria significa “senhora soberana” , “vidente”, “pura” e é também um nome bíblico. Já Alice significa “senhora soberana de linhagem nobre”. Enquanto Gael significa belo e generoso, tem origem irlandesa.
O terceiro nome preferido dos acreanos foi Arthur, seguido de João Miguel e Ravi. E de meninas o segundo com maior registro foi Maria Cecília, Helena e Ana Vitória.
No Brasil, a maioria das crianças (27.396) foi batizada de Miguel. Gael ficou em segundo lugar na preferência nacional e Maria Alice em terceiro.
O levantamento é elaborado a partir da base de dados dos Cartórios de Registro Civil, presentes nas 5.570 cidades brasileiras.