Pilotos e comissários realizaram uma greve nesta segunda-feira, 19, das 6h às 8h (horário de Brasília). A paralisação acorreu nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Fortaleza. Até o início da tarde, 22 voos haviam sido cancelados e dezenas atrasados devido à greve.
Apesar da paralisação, no Acre, de acordo com a assessoria de imprensa do Aeroporto de Rio Branco, não houve impacto na operação de voos no primeiro dia de paralisação dos pilotos e comissários.
“O terminal segue funcionando normalmente, contudo, a recomendação é que os passageiros consultem as respectivas companhias aéreas e confirmem seus voos antes de se deslocarem ao aeroporto”, disse o órgão.
O Sindicato dos Aeronautas reivindicam a recomposição das perdas inflacionárias salariais, além de ganho real. Os trabalhadores recusaram uma proposta de retorno ao trabalho feita junto ao Tribunal Superior do Trabalho e aderiram à convocação do Sindicato Nacional dos Aeronautas. De acordo com decisão do Superior Tribunal do Trabalho, TST, 90% dos aeronautas devem continuar trabalhando.