Com o obejtivo de ampliar a cobertura vacinal infantil contra a Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) anunciou um mutirão de vacinação para o próximo sábado, 10, em Rio Branco e pretende alcançar pelo menos 500 crianças.
Ação será no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), das 8 às 17 horas. A criança deverá estar acompanhada de seus responsáveis, com a carteira de vacinação e o cartão do SUS.
Conforme a secretaria, o objetivo é alcançar cerca de 300 bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com a vacina Pfizer baby, e outras 200, de 3 a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade com a vacina Coronavac pediátrica. A
A mobilizção ocorre devido ao aumento de casos da doença, que tem sido registrada no estado desde o mês de novembro. A secretaria alerta que é fundamental que os pais ou responsáveis levem as crianças para vacinar.
O alerta é que a subvariante da ômicron, a BQ.1 tem com maior transmissibilidade e faz das crianças não vacinadas um grupo com maior risco de infecção, conforme vem sendo observado em outros países onde houve transmissão comunitária dessa variante. O estado já confirmou a circulação da subvariante.