Quase 20 quilos de cocaína foram apreendidos quando eram transportados imersos à gasolina, no interior do tanque de combustível de um veículo Ford Fiesta táxi, por volta das 17h20 desta sexta-feira, 9, no km 209 da BR-317, sentido Epitaciolândia/Rio Branco.
O indivíduo que dirigia o veículo, de 34 anos, assumiu ser o dono da droga, cloridato de cocaína acondicionada em 18 pacotes, provavelmente trazidos da Bolívia, e que seriam entregues a criminosos na capital.
O método raro de transporte dos entorpecentes foi descoberto por uma equipe de nove homens do Grupo Especial de Fronteira do Acre, o Gefron/AC, numa abordagem policial realizada num trecho logo após o posto fiscal da Polícia Rodoviária Federal, próximo ao entroncamento de acesso ao município de Xapuri.
Conforme o delgado Rêmulo Diniz, que compõe o grupo especial, pelo menos quatro pessoas viajavam no veículo. Ao ser parado, o motorista, como acontece na maioria dos casos, demonstrou inquietação, sinal de que estava nervoso.
“Diante disso, os policiais fizeram uma busca detalhada no automóvel e localizaram os 18 invólucro do que aparentava ser cloridrato de cocaína acomodados dentro do tanque”, explica o policial.
Pelo menos 19 quilos e 790 gramas foram apreendidos, e o taxista, encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Epitaciolândia. “Ele confessou que sabia que droga e que seus três passageiros nada tinham a ver com o crime”, acrescenta o agente do Gefron.
A ação foi em cumprimento à Operação Hórus – Programa Guardiões das Fronteiras, do Ministério da Justiça, numa parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre.
O Gefron está presente ao longo de toda a extensão das divisas do Acre com a Bolívia e o Peru e, na região da BR-364 no limite territorial com o estado de Rondônia. Suas ações diárias permitem o combate a ilícitos transnacionais com sucesso, em todas as semanas. (Asscom/Sejusp)