O tenente-coronel da PM-AC Moisés Araújo foi condenado a 9 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de tráfico de drogas. O militar foi preso com quase 70 quilos de cocaína na BR-364, entre Sena Madureira e Rio Branco, durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A sentença foi dada na segunda-feira, 5, pelo juiz da Comarca de Sena Madureira, Fábio Farias.
A defesa do PM ressaltou que, apesar da condenação, já está trabalhando nos recursos cabíveis ao caso. “Estão condenando uma pessoa inocente, que está sendo injustiçada. A sentença condenatória está eivada de erros na fundamentação jurídica, na dosimetria da pena. Ficamos abismados quando da leitura da sentença”, disse o advogado Matheus Moura.
Ele também ressaltou que houve uma perícia no celular do acusado, a qual demonstra a inocência, e sequer foi mencionada em sentença.
“Na parte da dosimetria da pena (cálculo para definir a pena que uma pessoa que foi condenada vai ter que cumprir), o fundamento utilizado vai totalmente contrário ao que a legislação afirma. Mas, iremos confrontar a sentença via recurso, e, tenho a certeza, que a Câmara Criminal irá sanar os erros advindos desta sentença teratológica, com a devida absolvição do Tenente Coronel Araújo”, finalizou.
O militar foi preso em junho deste ano. Desde então, o tenente-coronel está preso no Batalhão de Operações Especiais (Bope) em Rio Branco. O flagrante dele ocorreu durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC). O motorista desobedeceu a ordem de parada e fugiu.
A PRF-AC fez o acompanhamento e conseguiu parar o carro depois de 4 quilômetros e foi encontrada a droga no veículo.