Um homem de 55 anos morreu carbonizado dentro da própria casa, que pegou fogo, na noite desse domingo, 18, na Avenida Sobral, Bairro Ayrton Sena, na região da Baixada, em Rio Branco. A vítima é o vendedor ambulante, Francisco Silva Souza. Ele salvou a família, mas não conseguiu sair a tempo.
Segundo informações da dona de casa, Isabel Gonçalves, esposa de Francisco, a família estava dormindo quando o incêndio começou. Eles foram acordados por vizinhos, que perceberam as chamas, e arrombaram o portão para acordá-los.
A vítima, assim que acordou, conseguiu tirar a mulher de dentro da casa, pois ela estava sob efeito de medicamento para dormir e teve dificuldade para despertar. Depois, tirou os dois filhos, de 19 e 13 anos, porém, com o avanço repentino do fogo, não conseguiu sair. Vizinhos ainda tentaram ajudar, mas sem sucesso.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AC) foi acionado, mas, ao chegar no local a casa, já estava totalmente consumida pelas chamas. Os militares fizeram o trabalho de apagar o fogo, e depois encontraram o corpo de Francisco.
A suspeita inicial é que o incêndio pode ter começado devido um curto circuito na fiação de um ventilador e se propagou rapidamente, devido à quantidade alta de material plástico e tecidos que tinha dentro da residência.
Com a violência do fogo, uma motocicleta que estava estacionada na frente da casa foi atingida pelas chamas e explodiu.
Ao todo, quatro viaturas de combate a incêndios e uma de resgate, de três batalhões do Corpo de Bombeiros, foram acionadas para a ocorrência.
O corpo da vítima foi resgatado por peritos do Instituto Médico Legal (IML), para onde foi levado para passar pelos exames cabíveis.