A prestação de contas da campanha do deputado federal eleito Eduardo Velloso (União Brasil) foi reprovada pelo colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). De acordo com o relator do caso, juiz Armando Dantas Júnior, foram encontradas oito “falhas” não sanadas na prestação. Mesmo com o processo pendente, o médico será diplomado, nesta quinta-feira, 15.
A defesa de Eduardo recorreu da decisão, no início da semana, e pediu a anulação da sentença. No recurso, os advogados alegam que a análise técnica da Seção de Contas Eleitorais e Partidária do TRE-AC “ignorou” a necessidade de abertura de prazo para Velloso apresentar manifestação sobre as supostas novas “inconsistências” encontradas. Por isso, pediu reversão do julgamento de desaprovação para aprovação com ressalva.
Segundo o TRE, a desaprovação da prestação de contas se deu em decorrência da existência de grande montante de dívidas não pagas, pelo atraso na apresentação das contas parciais, pela omissão de gastos já realizados e pela não contabilização de doações estimáveis em dinheiro.
O médico é o único parlamentar eleito do Acre nessa condição junto ao TRE. A reportagem tentou contato com Eduardo Velloso, mas, não obteve retorno.