O deputado federal eleito, Roberto Duarte (Republicanos), recebeu na manhã desta quarta-feira, 15, a diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC). O evento aconteceu às 10 horas, no Auditório do TRE, que consiste em ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que os candidatos eleitos estão aptos a tomar posse no cargo. A diplomação foi transmitida no canal do TRE no YouTube.
A diplomação é um documento fundamental para que os candidatos eleitos tomem posse em 1º de janeiro, para governador e vice, e 1º de fevereiro para senadores, deputados federais e deputado estadual.
Na ocasião foram diplomados todos os deputados estaduais e federais, senador, governador e vice-governador eleitos em 2022. A diplomação consiste em cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral com o objetivo de formalizar a escolha da pessoa eleita pela maioria das brasileiras e dos brasileiros nas urnas.
A entrega dos diplomas é condição para a posse, uma vez que é a confirmação de que os candidatos escolhidos cumpriram todas as exigências previstas na legislação eleitoral e estão aptos para exercer o mandato. Eleito com 14.552 votos, Roberto Duarte agradeceu a confiança da população acreana em seu trabalho.
“Foram inúmeras batalhas, embates e vitórias, que estão guardadas em meu coração, com a graça de Deus e, mais uma vez, com a confiança dos acreanos, vamos representar o Acre e o Brasil no Congresso Nacional. O sentimento é de gratidão: pela confiança do povo acreano em nosso trabalho! Seguiremos comprometidos em lutar por um Acre melhor!”, disse Roberto Duarte.
A trajetória política de Roberto Duarte começou em 2014, quando foi candidato ao Senado. Em 2016, se consagrou o vereador mais votado do Acre. Em 2018, foi eleito o deputado estadual mais votado de Rio Branco. Agora, Roberto Duarte conquista uma cadeira na Câmara Federal, novamente com uma votação expressiva pelos acreanos.