O vereador Raimundo Neném (PSDB) foi eleito, na manhã desta quinta-feira, 1⁰ de dezembro, por 10 votos a favor e 7 contra, novo presidente da Câmara Municipal de Rio Branco para o biênio 2023-2024.
Durante toda a sessão, o clima foi bastante tenso, visto que o roteiro já escrito para a votação dos parlamentares que concorriam à presidência do Legislativo Municipal pelos próximos dois anos, teve que ser reescrito.
De um lado, a chapa encabeçada por Raimundo Neném, já convicto da fidelidade de alguns vereadores para a sua escolha, teve que digerir a saída de dois dos seus aliados, Samir Bestene e Rutênio Sá, que, de última hora, decidiram fazer aliança com a outra chapa que concorre ao pleito.
Aliás, Samir foi escolhido para ser o candidato do grupo de Raimundo Castro (PSDB), até então, candidato apoiado pelo atual presidente do parlamento mirim, vereador N. Lima (PP)
No entanto, com apenas sete vereadores: Ismael Machado (PSDB), Francisco Piaba (UB), N.Lima, Célio Gadelha (MDB), Raimundo Castro, Rutênio Sá, e o próprio Bestene, a chapa do Progressistas não conseguiu vencer a eleição.
“Saio tranquilo desse pleito. Foi um consenso do partido a minha candidatura. Quero agradecer os sete votos que tivemos, mesmo lançado a nossa candidatura na quarta-feira, 30. Desejo sucesso ao Raimundo Neném, pois queremos ver o parlamento cada vez mais forte”, destacou Samir.
N.Lima ressaltou que é normal ter discussões para a escolha da nova diretoria. “A eleição da mesa é assim, e isso faz parte do rito, a discursão faz parte da democracia. Pedimos que o presidente eleito tome conta da Casa”.
Eleito para os próximos dois anos, Neném destacou que sua gestão será feita junto com todos os pares. “Faremos uma gestão compartilhada. Na política, temos que ter palavra, e agradeço cada vereador que esteve comigo. Temos que construir a sede da Câmara, já temos recurso para primeira etapa. Quero ajudar os servidores da Casa, e ajudar também com a nossa cidade, fiscalizando todos os setores”, concluiu o vereador.
Além do presidente, que detém o comando da Câmara, inclusive, do orçamento da Casa, a Mesa também é composta por vice-presidente, secretários e suplente.
Composição da nova mesa diretora
-Presidente: Raimundo Neném
-Vice-presidente: Lene Petecão
-1º secretário: Fábio Araújo
-2º secretário: Hildegard Pascoal
-Suplente: Arnaldo Barros