Aos 40 anos, o maratonista Demosthynes de Souza Miranda, conhecido como Dedé, é um corredor de longas distâncias, que propôs, para si mesmo, um grande desafio: correr 140km, no aniversário de 140 anos da cidade de Rio Branco, onde nasceu e mora, atualmente. O atleta busca apoios e patrocínios para tornar a corrida possível.
Demosthynes pretende sair do município de Sena Madureira, à meia-noite, do 27 de dezembro, para chegar à capital, por volta das 18h, do mesmo dia, e, assim, comemorar o aniversário da cidade (celebrado no dia 28), e também o de sua filha. O ponto de chegada do corredor será o quiosque do côco, do Lago do Amor, onde costuma haver concentração dos corredores da cidade.
Superação e motivação são as palavras que movem o corredor. Dedé pratica a corrida, desde 2017, como atividade terapêutica, e conta que foi, por meio da prática do esporte, que ele lutou contra a depressão. “Comecei a correr no ano em que perdi minha mãe. Tive depressão, e a corrida, pra mim, é uma forma de me tratar psicologicamente”, conta.
Participante de três maratonas oficiais, no ano passado, Dedé já percorreu 71km, pelo interior do estado. Para o desafio do dia 27, ele busca patrocínios para compra de equipamentos, como relógio, tênis, meias, frutas e suplementos. “Esses apoios são importantes para que eu consiga viabilizar esse sonho, e acredito que o incentivo ao esporte pode elevar a marca dos patrocinadores também. Juntos, podemos deixar um legado para o nosso estado”, afirma.
Após esse desafio, o atleta pretende realizar outro, ainda maior, no mês de fevereiro: atravessar o estado do Acre, correndo, de uma ponta a outra. Saindo de Assis Brasil até Mâncio Lima, uma corrida com a duração de, aproximadamente, 15 dias, com a meta diária de 84km para serem percorridos. O objetivo de Dedé é quebrar o recorde mundial brasileiro e entrar nos livros dos recordes do país.
Para entrar em contato com o maratonista e obter mais informações sobre o projeto, o número para contato é (68) 99230-1097.