X

Planos de Saúde e Medicamento de Alto Custo: Conheça aqui tudo que você precisa saber

Afinal, o plano de saúde é obrigado a cobrir o medicamento de alto custo?

Embora o usuário do plano de saúde tenha direito à cobertura do medicamento de alto custo. Os planos de saúde costumam negar o fornecimento, mesmo diante da indicação médica, sob as seguintes justificativas: o medicamento está fora do Rol da ANS, uso domiciliar ou ainda uso off label,o que causa grande transtorno a seus usuários, além da demora em iniciar o tratamento.

Para que você conheça seus direitos é importante que em primeiro lugar que você saiba identificar quando um medicamento é de alto custo.

Os medicamentos de alto custo, são utilizados no tratamento de doenças crônicas, como por exemplo câncer, hepatite, HIV, doenças raras etc. Esses medicamentos normalmente precisam ser utilizados de forma contínua e podem custar de centenas ou milhares de reais.

Se você necessita de um medicamento enquadrado como de alto custo, saiba que os planos de saúde são obrigados a custear desde que este tenha registro na Anvisa, ter sido indicado como a melhor opção do tratamento.

Diante da negativa dos planos de saúde, não tenha receio de retaliações por parte do plano de saúde por ter sido necessário recorrer ao judiciário para fazer cumprir seus direitos.

Semana que vem, estarei de volta com o tema: Recebi a negativa do plano. Qual é o próximo passo?

___________________________________________________

Sou Aline Cordeiro, enfermeira, advogada, especialista em planos de saúde e que enxerga nas causas relacionadas a pessoas com câncer a oportunidade de proporcionar a alguém uma nova oportunidade.

Aline Cordeiro: