Uma das celebrações religiosas mais populares do Acre, a festa de São Sebastião deve receber, na próxima sexta-feira, 20, um média de 20 mil pessoas, em Xapuri. A novidade, este ano, é o retorno da tradicional procissão, pelas ruas do município, que há três anos havia sido suspensa devido à pandemia da Covid-19.
A festa de São Sebastião, que é padroeiro de Xapuri, iniciou na última quarta-feira, 11, com a abertura do Novenário de São Sebastião, e segue até o dia 20. Além da procissão, os fiéis participam também de missas, leilões, bingos, quermesses, campeonatos de futebol, entre outras atividades.
Para o padre Antônio Menezes, o retorno da procissão é motivo de muita alegria. “É uma grande vitória, pois Xapuri é a cidade da fé. E a gente poder retornar com essa grande ação de poder louvar a Deus, pelas ruas, é uma grande vitória para todos nós, xapurienses, uma grande benção. E a expectativa é a melhor possível”, afirmou.
O evento é uma realização da Igreja Católica, em parceria com a Prefeitura de Xapuri, demais órgãos públicos municipais e a comunidade. Na sexta-feira, 20, as atividades iniciam logo pela manhã, às 6h, com a corrida de Rua de São Sebastião. Três missas serão celebradas durante o dia: às 7h, 10 e 16h.
A tão aguardada procissão está marcada para iniciar às 17 horas, logo após a santa missa. Até a última atualização desta reportagem, a assessoria do governador Gladson Cameli (PP) não havia informado se ele participará da festividade popular.
São Sebastião
São Sebastião era um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus. Sua história é conhecida somente pelas atas romanas de sua condenação e martírio. Nessas atas de martírio de cristãos, os escribas escreviam dando poucos detalhes sobre o martirizado e muitos detalhes sobre as torturas e sofrimentos causados a eles antes de morrerem. Essas atas eram expostas ao público nas cidades, com o fim de desestimular a adesão ao cristianismo.