A realização de novo concurso Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) é considerada uma das prioridades da futura presidente da autarquia, a deputada Joenia Wapichana (Rede Sustentabilidade).
Em entrevista ao Globo, Joenia assumiu o compromisso de retomar a realização de concursos para suprir a necessidade de pessoal.
Em agosto de 2022, funcionários da Funai já haviam se reunido com parlamentares, na Câmara dos Deputados, reivindicando contratações. Atualmente, a fundação trabalha com apenas 46% do seu efetivos, sendo que 33% deste percentual já estão aptos a se aposentar.
A deputada quer, por meio de novos concursos, reestruturar os quadros de servidores, para que o trabalho seja redirecionado para a proteção dos povos indígenas.
O último concurso Funai ocorreu em 2021, quando foram oferecidas 776 vagas temporárias em três cargos na área de proteção etnosocial, sem exigência de escolaridade e para quem possui ensino médio e nível superior, com remunerações iniciais de até R$ 4.400. Na época, foram abertas 91 vagas para o Acre.
Pedido de autorização em andamento
Em 2022, um pedido de autorização para a realização do concurso foi encaminhado. O concurso seria para o preenchimento de mais de 1 mil vagas. A expectativa dos concurseiros é que um novo pedido seja feito até o dia 31 de maio, prazo limite para as contratações possam ser consideradas no orçamento de 2024.
Com informações JC Concursos