De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco já choveu 37% do esperado para todo mês de janeiro no município, podendo ultrapassar mais de 100% do que é aguardado para o período. O nível do Rio Acre, em 24 horas, subiu 2,4 metros na Capital acreana.
Na medição das 6h desta sexta-feira, 6, o nível do manancial era de 9,38 metros. A situação já liga o sinal de alerta das autoridades. Segundo a Defesa Civil, se o rio alcançar 12 metros poderá ocorrer enchente em Rio Branco.
Na quinta-feira, 5, dezenas de famílias da Vila Albert Sampaio, na BR-364, em Rio Branco, foram atingidas pela enxurrada do igarapé Liberdade, após mais de nove horas de chuvas que atingiram a cidade.
“Removemos mais de 18 famílias daquele local, as que foram atingidas pelo repiquete. Apesar dessa situação, não tivemos muitos transtornos por ser uma chuva longa. Foram mais de 100 milímetros de chuvas, mas bem distribuídos, fazendo com que não tenha muitos pontos de alagamento”, frisou o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Claudio Falcão.
Ele também descartou, por enquanto, a questão dos vendavais, porém, as chuvas devem se intensificar. “Já temos um certo equilíbrio de temperatura, então, o que a chuva vai significar é que teremos aumento no nível do Rio Acre e também dos igarapés. Estamos fazendo vistorias em diversos bairros da capital para minimizar os impactos que o período chuvoso pode trazer, aliás, a previsão é de mais chuvas para os próximos dias”, ressaltou.