O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) liberou R$ 59,40 milhões para investimento na manutenção das rodovias do Acre. O montante será aplicado nas duas principais rodovias federais do estado: BR-364 e BR-317.
De acordo com o superintende interino do Dnit no Acre, Thiago Caetano, os contratos para a realização dos serviços já estão firmados. “Os serviços não estavam acontecendo, justamente, pela falta de orçamento. E com esse recurso que foi liberado já acionamos as empresas, vamos retomar os serviços de manutenção. Obviamente teremos alguns restrições devido as questões climáticas, períodos de chuvas. Mas, de maneira geral, nossos contratos são preparados para trabalhar também nesse período. Portanto, vamos sim trabalhar durante todo o inverno”.
O montante liberado para o Acre é oriundo da PEC da Transição e vai beneficiar os acreanos, uma vez que devido a falta de recursos para investimentos, as estradas encontram-se em condições precárias.
“A nossa expectativa é que, até o meio do ano, quando conclui o período de inverno, tenhamos uma condição bem melhor que está hoje, e que durante o verão, com a liberação do orçamento deste ano, a gente consiga desenvolver trabalhos de maior porte, mais definitivos”, acrescentou Thiago.
A direção da superintendência do Dnit no Acre, no governo Lula, deve ser anunciada nos próximos 15 dias. Com a saída do então superintendente do órgão, Carlos Henrique, que pediu exoneração, quem assumiu interinamente a gerência foi Thiago Caetano, servidor de carreira do Departamento, que já esteve a frente dos trabalhos.
Um dos nomes cotados para o cargo é o do ex-prefeito Marcus Alexandre. Thiago Caetano também é cogitado para a função.