Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em Rio Branco, 40 bairros possuem áreas de risco de deslizamento

Em Rio Branco, 40 bairros possuem áreas de risco de deslizamento

Defesa Civil de Rio Branco elabora carta cartográfica para evitar ocupação em áreas de risco

Durante o inverno amazônico, período de chuvas, os cuidados para quem mora em área de risco deve ser redobrados. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, em Rio Branco, 40 bairros possuem áreas propicias a deslizamentos geológicos.

Em entrevista à GAZETA FM, nesta terça-feira, 24, o coordenador destacou o trabalho de monitoramento, prevenção e mitigação realizado pela Defesa Civil.

“Nós, da Defesa Civil Municipal, que fazemos a gestão de risco e também administração de desastre, temos o mapeamento da cidade, indicando onde há área de risco. Periodicamente, essas áreas de riscos são visitadas e monitoradas, para verificação de sua evolução, bem como de possíveis surgimentos de novas áreas de risco”, explica Falcão.

De acordo com o militar, são realizadas avaliações das áreas de riscos. “A partir do momento em que uma pessoa habita uma área de risco, a Defesa Civil faz uma averiguação dessa área. A partir da aí, há uma classificação em relação ao risco, caso o risco seja alto, a família deve ser retirada”, destacou.

Diariamente, a Defesa Civil realiza a fiscalização dos bairros e locais de área de risco, onde famílias foram removidas, para evitar novas ocupações. “Nós fazemos monitoramento, mapeamento para que a gente possa diminuir, mitigar, quaisquer tipos de desastres”, destacou.

Sair da versão mobile