Durante o inverno amazônico, período de chuvas, os cuidados para quem mora em área de risco deve ser redobrados. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, em Rio Branco, 40 bairros possuem áreas propicias a deslizamentos geológicos.
Em entrevista à GAZETA FM, nesta terça-feira, 24, o coordenador destacou o trabalho de monitoramento, prevenção e mitigação realizado pela Defesa Civil.
“Nós, da Defesa Civil Municipal, que fazemos a gestão de risco e também administração de desastre, temos o mapeamento da cidade, indicando onde há área de risco. Periodicamente, essas áreas de riscos são visitadas e monitoradas, para verificação de sua evolução, bem como de possíveis surgimentos de novas áreas de risco”, explica Falcão.
De acordo com o militar, são realizadas avaliações das áreas de riscos. “A partir do momento em que uma pessoa habita uma área de risco, a Defesa Civil faz uma averiguação dessa área. A partir da aí, há uma classificação em relação ao risco, caso o risco seja alto, a família deve ser retirada”, destacou.
Diariamente, a Defesa Civil realiza a fiscalização dos bairros e locais de área de risco, onde famílias foram removidas, para evitar novas ocupações. “Nós fazemos monitoramento, mapeamento para que a gente possa diminuir, mitigar, quaisquer tipos de desastres”, destacou.