O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) promoveu nesta quinta-feira, 26, uma reunião de integração com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, ocasião em que foi discutida a atuação da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (Emaesm).
A Emaesm é um componente da linha de cuidado em Saúde Mental destinado à atenção integral para pessoas com transtornos mentais moderados, constituindo ponto de atenção psicossocial especializada. O objetivo da Equipe Multiprofissional é prestar atenção em saúde mental, respondendo às necessidades de atendimento especializado identificada pela atenção primária à saúde (APS).
Durante a reunião, as equipes psicossociais e jurídicas que atuam em promotorias e órgãos auxiliares do MPAC foram apresentadas a informações sobre os serviços disponibilizados, o número de atendimentos, bem como os avanços e desafios das unidades de atenção primária em saúde mental de Rio Branco.
Participaram do encontro, integrantes do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), Núcleo de Apoio Técnico (NAT), Núcleo de Apoio Técnico Especializado da Criança e Adolescente (Nateca), Centro de Apoio Operacional (Caop) de Defesa da Criança e do Adolescente Educação e Execução de Medidas Socioeducativas e Promotoria Especializada de Defesa da Saúde.
Conforme o coordenador administrativo do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), Fábio Fabrício Pereira, a ideia do encontro foi promover o diálogo entre o MPAC e os profissionais da prefeitura, visando o intercâmbio de informações para otimizar os serviços prestados às pessoas em situação de sofrimento mental.
“O objetivo principal foi nivelar informações sobre a equipe municipal de saúde mental para poder ter maior efetividade nos nossos encaminhamentos. Esse é o terceiro encontro para equipes do Ministério Público possam conhecer melhor os serviços do executivo e isso fortalece muito a nossa atuação técnica integrada”, disse.