As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, principal porta de entrada para faculdades públicas e privadas do país, serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, de acordo com cronograma publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta terça-feira, 3, no Diário Oficial da União.
A autarquia, ligada ao Ministério da Educação (MEC), informa ainda que o período de inscrições e coleta de dados dos candidatos acontecerá entre os dias 8 a 19 de maio. Na agenda, o Inep revela também que os resultados oficiais do Enem serão publicados no dia 16 de janeiro de 2024.
A publicação prevê a agenda completa de aplicação das provas ligadas à autarquia para 2023, como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que contempla jovens e adultos que ainda não concluíram o Ensino Médio. As inscrições do acontecerão entre os dias 22 de maio e 2 de junho; a aplicação da prova será no dia 27 de agosto, e a correção no dia 22 de dezembro.
Confira as datas:
Enem:
- Inscrições e coleta de dados: 8 a 19 de maio
- Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
- Resultado oficial: 16 de janeiro de 2024
Encceja:
- Inscrições e coleta de dados: 22 de maio a 2 de junho
- Aplicação da prova: 27 de agosto
- Resultado oficial: 22 de dezembro
Enade:
- Inscrições e coleta de dados: 27 de junho a 31 de agosto
- Aplicação da prova: 26 de novembro
- Resultado oficial: 10 de setembro de 2024
Fonte: OGlobo.com