Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Seme), apenas quatro unidades de ensino de Rio Branco encerraram suas atividades escolares no ano passado. Em 2023, o ano letivo segue de janeiro até abril em 61 escolas da capital acreana, tanto na zona urbana, como rural.
Sem previsão para o início do calendário escolar deste ano, a titular da pasta, Nabiha Bestene, explicou sobre os motivos do atraso.
“O ano letivo de 2022 foi bastante comprometido nas escolas da rede municipal de ensino, ainda em decorrência dos efeitos da covid-19, pela falta de professores, além das reformas na estrutura de algumas escolas. Por conta disso, o calendário escolar do ano passado se estendeu para esse ano, isso até o mês de abril, porém, a maioria das instituições educacionais devem encerrar suas atividades em janeiro”, frisou a gestora.
Nabiha também comentou que, em fevereiro, está prevista férias coletivas dos professores, com término em março, na maioria das escolas. “Ou seja, ainda sem previsão para o início do ano letivo de 2023”, concluiu a secretária.
Escolas estaduais
Assim como em Rio Branco, o ano letivo de 2022, nos 22 municípios acreanos, ainda está sendo concluído. De acordo com a assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação (SEE), a previsão de início das atividades escolares de 2023 é para o dia 6 de março. Porém, detalhes de matrículas e rematrículas ainda estão sendo elaborados.
No Acre, segundo dados do Censo Escolar, a rede estadual de ensino possui ainda 616 escolas, sendo 282 em áreas rurais e 150 indígenas, e 151.624 mil alunos matriculados. Desse total, cerca de 145 mil estudantes, tanto do ensino fundamental, como do médio, recebem o kit aluno (material escolar), além da distribuição gratuita de fardamento.