Segundo a Defesa Civil de Rio Branco, o nível do Rio Acre na capital acreana inicia a segunda semana de janeiro com 8,72 metros nesta segunda-feira, 9. Entretanto, as medidas reduziram nas demais afluentes, com queda de nível nas cidades de Assis Brasil, Brasileia e Porto Acre.
Em Rio Branco, foi registrada instabilidade no nível do manancial nos nove primeiros dias do mês. Apesar disso, a Defesa Civil não descarta a possibilidade de inundação na capital, ainda neste mês. As águas atingiram o maior nível na última sexta-feira, 6, com 9,38 metros na capital.
“Há previsões de chuvas para todo o restante de janeiro. Em dias alternados, mas com chuvas”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, sobre a possibilidade de inundação na capital.
1ª enxurrada
Na primeira semana de janeiro, dezenas de famílias foram atingidas pela inundação na Vila Albert Sampaio, na BR-364, após mais de dez horas de chuvas que atingiram a cidade de Rio Branco, situação que pode se alastrar caso o rio supere o nível de 12 metros. Veja mais detalhes da primeira inundação abaixo:
Em Rio Branco, 15 famílias são atingidas por enxurrada após forte chuva que durou 10 horas