O Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre confirmou na quarta-feira, 4, a falta de vacinas CoronaVac, utilizadas na imunização de crianças de 3 a 5 anos, e Pfizer Baby, para bebês de 6 meses a 2 anos.
Porém, segundo a direção da ação coordenada pelo governo federal, o desabastecimento é temporário e a gestão já fez o pedido para o Ministério da Saúde (MS), e aguarda um posicionamento do governo federal para a distribuição de mais doses no Estado.
O PNI também enfatiza que a falta de vacinas foi ocasionada pela troca de comando dos programas do Executivo. Na capital acreana, apesar da falta de imunizantes contra a pandemia, todas as outras vacinas de rotina estão disponíveis nas unidades de Saúde, afirma a Semsa.
Doses de vacina no AC
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), em quase dois anos, 586.486 pessoas no Acre já receberam doses da vacina contra covid-19; percentual que representa a aplicação de 1.666.980.
No Estado, a meta inicial das autoridades era imunizar pelo menos 841.771 pessoas, 90% da população (crianças, jovens e adultos).
Ainda, segundo dados do painel de monitoramento Sesacre, as doses de vacina para reforçar a proteção contra o vírus, somam, até o momento, quase 370 mil, divididas em primeira e segunda doses de reforço.
Em Rio Branco, a vacinação contra o coronavírus é disponibilizada de 8h às 16h, em todas as Unidades de Saúde Familiar (USF), e nas Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps).