X

No Dia Nacional do Farmacêutico, CRF do Acre ressalta a importância desses profissionais

Nesta sexta-feira, 20, comemora-se o Dia Nacional do Farmacêutico, data institucionalizada em 2007 pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). No Acre, a categoria responsável pela promoção da saúde e bem-estar das pessoas, além de promover o uso racional de medicamentos, salientando a importância da data, realiza um amplo trabalho de prevenção, orientação e fiscalização no Estado, inclusive para inibir a forma inadequada de uso de medicamentos.

“Essa é uma profissão muito desafiadora e linda, com mais de 143 áreas de atuação, tanto na gestão pública, como privada. Atuamos nas análises clínicas, no Sistema Único de Saúde (SUS), através da assistência farmacêutica, na hemoterapia, nas perícias criminais, dentre outros seguimentos da Saúde”, destacou Isabela Sobrinho, representante do Acre no Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Ela salientou que a profissão promove a atenção farmacêutica em relação a orientação de como tomar os medicamentos que são prescritos. “Também como esses medicamentos devem ser armazenados, e os efeitos que esses remédios causas quando são ingeridos. O suporte é tanto na prevenção, como no tratamento, caso ocorra a ingestão desses produtos sem orientação médica”.

Conforme pesquisa do Conselho Federal de Farmácia, a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros. Quase metade desse público se automedica pelo menos uma vez por mês, e o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana.

Sobrinho também falou sobre a valorização dos profissionais. “Estamos em uma busca grande, no Congresso Nacional, do piso salarial nacional da categoria. Uma vez que a grande maioria dos farmacêuticos estão no comércio varejista, nas drogarias, onde eles são mais desvalorizados. Eles devem ser reconhecidos dentro da sua importância. Estamos na luta para conseguir dignidade a essa linda profissão”, concluiu.

 

 

Categories: Geral
Dell Pinheiro: