A comunidade Barro Vermelho, no bairro Distrito Industrial, localizado na capital acreana, recebeu os atendimentos do Oca Móvel durante a manhã desta terça, 10, e quarta-feira, 11. Os atendimentos fazem parte da 1ª edição do projeto em 2023 e estão acontecendo na escola Jorge Kalume.
Segundo a organização do projeto, a expectativa é realizar cerca de 3 mil atendimentos em pelo menos 10 localidades diferentes nos três primeiros meses do ano.
“O objetivo da OCA Móvel para esse ano é ampliar a carta de serviços oferecidos. Levar cidadania e comodidade será sempre nossa missão com a Oca Móvel”, afirma a diretora da OCA, Francisca Brito.
O projeto Oca Móvel busca aproximar a população dos serviços realizados pela Organização em Centros de Atendimento (Oca), levando mais de 80 tipos de serviços aos bairros da capital e ao interior do estado. Entre eles, serviços como impressão de boletos, emissão de documentos, acesso à serviços de energia elétrica, água e esgoto, e outros atendimentos que anteriormente eram realizados somente na unidade local da organização.
Além de serviços exclusivos da Oca, o projeto recebe parcerias e ofertas serviços da Instituto de Terras do Acre (Iteracre), que atua nos esclarecimentos sobre título definitivo e na consulta e abertura de processos de regularização fundiária e de solicitação e certidões de posse; da Secretaria de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, que realiza busca ativa e emissão de certidões de casamento e óbito, e do Procon, que realiza orientações sobre os direitos do consumidor.
O Oca Móvel acontece desde o dia 30 de julho de 2022, com sua primeira edição na ExpoAcre.