Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Oportunidade: novo frigorífico de Senador Guiomard vai gerar 400 empregos diretos

Oportunidade: novo frigorífico de Senador Guiomard vai gerar 400 empregos diretos

Nova unidade frigorífica está localizada no município de Senador Guiomard Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, Tecnologia, Empreendedorismo e Turismo (Seicetur) prestigiou na tarde deste sábado, 28, em Senador Guiomard, a inauguração de mais uma unidade frigorífica, com desossa de carnes, o Frigomarca.

O secretário Assubanipal Mesquita, representou o Estado no evento que reuniu pecuaristas e empreendedores rurais. Para ele, o setor produtivo ganha com a nova planta frigorífica, que será habilitada para exportação.

“O setor produtivo ganha com essa planta frigorífica que vai gerar empregos diretos, ajudar na regulação do preço da carne e aumentar o poder de competitividade do estado na exportação de produtos para o Brasil e o exterior, uma vez que, a sociedade com empresários do Mato Grosso, vai expandir nossos produtos para fora do país. A determinação do governador Gladson Cameli é estimular novos empreendimentos com geração de emprego e renda”, analisou o secretário.

Com o início das atividades de abate nesta segunda-feira, 30, o frigorífico vai gerar 400 empregos diretos. A sociedade com o Frigomarca representa mais um produto de exportação aos países do Egito, Argentina, Indonésia e outras regiões do Oriente Médio. O empresário Celso Ribeiro afirmou que o mercado andino também é foco com metas de exportação.

Oportunidade: novo frigorífico de Senador Guiomard vai gerar 400 empregos diretos
Representantes do governo do Estado estiveram presentes na inauguração da nova unidade frigorífica em Senador Guiomard, na tarde deste sábado. Foto: Victor Nogueira/Seicetur.

“Com certeza estamos de olho no mercado andino. A sociedade com o grupo do Frigomarca vai expandir ainda mais nossos produtos. Estamos felizes em poder proporcionar emprego e renda voltando a aquecer a economia de Senador Guiomard”, disse Celso Ribeiro.

Para o presidente da Federação de Agricultura do Estado do Acre, Assuero Veronez, toda cadeia da pecuária vai ser beneficiada pela nova planta frigorífica, aumentando a competitividade e valorizando o produto. Ele citou a necessidade de acontecer ajustes com a maior oferta de mercado para o abate e de carne na diminuição do preço do produto ao consumidor acreano.

“Isso beneficia quem cria e engorda boi. Saímos de duas para três plantas frigoríficas que aumenta a produtividade e ajuda os pequenos produtores sem implicar nenhum aumento ao consumidor, pelo contrário, isso vai ajudar a regular o preço da carne”, analisou Veronez.

José Adriano, presidente da Federação da Indústria do Estado do Acre, disse que ocorre uma potencialização do setor industrial com a exportação da carne bovina. “Uma sensação de dever cumprido, essa inauguração representa um aumento e um alinhamento com o comércio exterior. É isso que a gente trabalha, alinhando ações do setor privado com o governo”, disse Adriano.

O secretário de produção e agronegócio, Luis Tchê, disse que o início da nova gestão de governo apresenta o Acre como um celeiro. “O meio ambiente e a inclusão andam lado a lado. Nos próximos anos teremos resultados ainda mais positivos no setor de produção, isso é resultado da coragem de empreendedores que acreditam no Acre como a família Ribeiro que inova também na produção de grãos”, acrescentou Tchê.

Sair da versão mobile