Quatro bairros de Cruzeiro do Sul foram atingidos pelas águas do Rio Juruá na última terça-feira, 24. O manancial ultrapassou a medida de alerta com 11,80 metro, e inicia a quarta-feira com 12,52 metros.
Segundo a Defesa Civil do Estado, o rio transbordou nos bairros mais baixos de Cruzeiro do Sul, sendo eles, Várzea, Miritizal, Lagoa, Cruzeirinho e Comunidade Olivença. A situação segue sendo monitorando e por enquanto não há famílias desabrigadas no município.
Em Rio Branco, o rio continua em estado de atenção máxima. Segundo o tenente-coronel Cláudio Falcão, houve uma retração nos últimos dias, mas o aumento pode acontecer a qualquer momento. “Apesar da retração, não saímos do estado de atenção”, alerta o coronel.
Nos últimos anos, os transbordamentos dos rios do Estado aconteceram nos meses de fevereiro e março. Para este ano, a previsão é que chova até o dia 15 de março e, por isso, as equipes de Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros dos dois munícipios estão acompanhando a situação e já possuem planos de contingência para alagações e desabrigos.